sexta-feira, 27 de junho de 2014

Tanto desdenhei que comprei

Muito se fala da Guerra dos Tronos que é espetacular e tal, eu nunca vi a série que passa no Syfy. Li o primeiro livro, (são dez, para já) em 3 noites, mais coisa menos coisa e ainda estou a pensar se gostei ou não.
SPOIL ALERT, aqui fica o aviso, se bem que, na minha opinião, não se passa nada digno de nota para tal aviso, mas para não estragar a surpresa, ou falta dela a ninguém fica na mesma. Então vamos lá. A coisa é assim, há um trono que pertencia a um rei com um nome esquisito que agora não me ocorre. Esse rei, a mulher e um bebé foram mortos, mas sobreviveu um filho, Vyseris e uma filha, Daenerys que tiveram de fugir para não serem também mortos. O trono passou a ser ocupado pelo rei Robert, um obeso gastador que não nenhum exemplo de virtude e é casado com Cersei Lanister, irmã de Jaime Lanister, o homem que matou o rei anterior. O novo rei Robert tem uma Mão, isto é, um homem da sua confiança que é conselheiro e protetor e também toma decisões em nome do rei. Esse papel era desempenhado por Jon Arryn que morreu, a mulher, Lisa, suspeita que foi assassinado pelos compinchas da rainha Cersei e foge com o filho, Robert, uma criança de seis anos enfezada e enfermiça e que ainda mama nas mamas da mãe(?????). Como a Mão morreu o rei Robert tem de arranjar outro para o lugar e chama Eddard Stark, que sempre foi seu amigo. Eddard Stark é casado com Catelyn Stark e tem 6 filhos, Jon Snow, filho ilegítimo, mas que é criado com os restantes cinco meios-irmãos, Robb o mais velho e sucessor do pai, Sansa, a menina-bem dada a cenas de mocinhas, Arya, a maria-rapaz que gosta de brincar com espadas e correr pelos montes, o oposto da irmã, Brandon, o menino que fica paralítico porque numas das suas escaladas pelo castelo ouve uma conspiração para derrubar o Rei Robert e Rickon o filho mais novo. Todos os filhos têm um lobo gigante como animal de estimação. Quando Eddard vai para a corte do rei Robert, trata de investigar para descobrir o que realmente aconteceu à Mão anterior, claro que se depara com vilões e pessoas dispostas a ajudar. Jon Snow junta-se à patrulha da noite, Robb fica no castelo do pai com os irmãos e a mãe e as filhas acompanham o pai na corte. Ainda há um anão, Tyrion, irmão de Cersei e de Jaime Lanister, que é quem diz as verdades e consegue ler as outras personagens e mais uma montão de personagens com nomes esquisitos. Lembram-se dos filhos do rei assassinado de que falei em cima, pois, o irmão ainda acalenta o sonho de voltar a ser o rei da terra de onde teve de fugir e para isso vende a irmã a um tal de Kahl Drogo, que tem um exército enorme. Com isto Vyseris espera que o Rei Robert seja expulso do trono e ele ocupe o seu lugar de direito. O Rei Robert descobre que Daenerys está grávida, o que pode arruinar o seu reinado e querem matar a criança. A Mão não concorda e demite-se do cargo, mas quando está prestes a deixar o castelo para regressar a casa com as filhas, leva uma panada na mona e o resto está no livro seguinte.Eu não achei o livro nada de extraordinário, aliás no início estava-me a confundir com tantos nomes e tantas personagens diferentes que por lá passam, até que quando acabei de ler descobri que nas últimas páginas estava lá explicadinho quem é quem, dah. Apesar de não ter achado nada de mais, gostava de saber o que acontece a Jon Snow e a Arya, os meus personagens preferidos.

O texto acima foi escrito noutro blog, e passado quase um ano de o ter escrito só posso dizer que estas palavras hoje em dia já não fazem qualquer sentido. ADORO GOT. Por falta do que fazer gravei a segunda e terceira temporadas, que passaram de seguida no syfy e não consegui parar de ver. É viciante! Andei a procurar curiosidades sobre a série, sobre as personagens, a história e descobri uma página maravilhosa onde está tudo explicadinho. A chatice é que a quarta temporada terminou e agora é esperar pela quinta temporada, que é só para o ano :( Entretanto vou ver se apanho os restantes livros a um preço simpático e rever as minhas cenas preferidas again and again.

7 comentários:

SuperSónica disse...

Eu ando a injectar 24h e o meu Jack Bauer! Adorooooooooooooooooooo

Anónimo disse...

Aiii também tinha essa opinião até que comecei a ver e claro está, fã assumidérrima!

mariaéle disse...

SuperSónica,
cheguei a ver as primeiras temporadas. Era bem fixe. Pensei que já tinha acabado.



Miss Purple,
estou a ver que não fui a única, mas a série é de facto espetacular :)

C. disse...

nao li a partir do momento em que disseste spoiler alert lol eu nao sei que ache dos livros em português. Eu tenho os livros em inglês porque sao bem menos. Não percebo porque é que tiverem que dividir em dois.

Anónimo disse...

Pronto, lá estou eu sem ter nada a dizer. Não vejo séries... xD

Dora disse...

Comecei a série ontem e já vi 3 episódios. Vou continuar porque gostei.
Não li o resto do teu post por causa do spoiler...

mariaéle disse...

Corina de Oliveira,
obrigada pela visita :)
Eu cá acho que dividiram para fazer render, porque só um livro, que é metade dos originais ingleses, por cá custa mais de 15€. Não havia necessidade de dividirem porque nem sequer ficava um calhamaço muito pesado. Ainda por cima a 1ª metade do 1ª livro acaba num momento mais ou menos crucial, para fazer o público comprar o seguinte e assim sucessivamente.



JS,
está a dar às terças à noite no syfy a repetição da 4ª temporada. Dá uma espreita :) É melhor do que Os seguidores ;)



Dora,
a serie é espetacular. Ainda bem que gostaste :)